Zacarias, filho de Baraquias ou Joiada? A quem Jesus se referiu em Mateus 23:34-35

03/02/2020 16:17
                              
 
 
Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias/Joiada (?), que matastes entre o santuário e o altar.


Mateus 23:34,35
 
Sempre defendendo a inerrância da escritura bíblica são várias as vezes que escrevemos de forma a expor as supostas contradições que os céticos tentam apontar. E de todas elas, esta talvez seja a mais complicada, no entanto, e como veremos, é também uma sentença que jamais poderá ser classificada como contradição, embora muitos tentem fazê-lo. 
Já aqui neste site, em nossos artigos apologéticos, por diversas vezes rebatemos supostas contradições apontadas aos evangelhos e vimos como, de todas as vezes, existe sim má interpretação dos textos, obscuridade do leitor, ou mesmo má fé dos acusadores que por tudo tentam arranjar desculpas para evitar o evangelho. Neste caso específico iremos abordar mais uma passagem "difícil", mas que quando revelada, nos traz profundas revelações.
 

O problema

Todo o problema deriva do facto de muitos pensarem que o profeta Zacarias a quem Jesus se referiu, ser o profeta Zacarias filho de Joiada (e não de Baraquias, como referido por Mateus) que morreu no templo, e sua história é relatada no Velho Testamento no livro de Crónicas (2 Cr 24:20-22). Também em Lucas temos a passagem paralela, mas aí nenhum nome é referido para o pai do profeta morto.

Mas será que Jesus se enganou no nome do pai de Zacarias? Será que estávamos tratando da mesma pessoa?

Vamos primeiramente analisar o problema e as possíveis soluções:
Jesus disse aos escribas e fariseus que a culpa de todo o sangue justo, desde Abel até Zacarias, recairá sobre eles. Quanto a Zacarias, Jesus disse que ele foi morto entre o santuário e o altar. Alguns concluem que esse Zacarias ao qual Cristo se referiu seria então o filho de Joiada (2 Cr 24:20-22), que segundo a escritura foi morto no pátio do templo.

 Zacarias foi assassinado “no pátio da casa do Senhor”. O altar de ofertas queimadas estava no pátio interior, do lado de fora e diante da entrada do santuário. Isto corresponderia à localização, feita por Jesus, desse incidente como “entre o santuário e o altar”.

 
 

Análise inicial ao problema:

Organização dos livros do Velho Testamento e questão cronológica
 
Muitos acreditam que o profeta mencionado por Jesus é realmente o filho de Joiada mencionado no livro de crónicas. Isto porque Jesus se referiu ao profetizar que “o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo”, seria exigido ”desta geração" [os judeus do tempo do ministério terrestre de Jesus], desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo (Lucas 11:50, 51).
No primeiro século a.C., Crônicas era o último livro do cânon das Escrituras Hebraicas.  De modo que a frase de Jesus, ‘desde Abel até Zacarias’, era similar à expressão: “Desde Gênesis até Apocalipse.”
Zacarias, filho de Joiada, foi assassinado “no pátio da casa do Senhor”. O altar de ofertas queimadas estava no pátio interior, do lado de fora e diante da entrada do santuário. Isto realmente corresponderia à localização, feita por Jesus, desse incidente como “entre o santuário e o altar”.
Assim tudo parece apontar para que Jesus se estivesse a referir a este Zacarias. O problema é o nome do pai...
 
SOLUÇÕES: 
Diversas soluções foram apontadas para esta passagem, vamos ver as mais badaladas:
 

1. Erro de copista

Alguns alegam que se tratou de um erro de copista pois alguns dos manuscritos mais antigos (como por exemplo o Códice Sinaítico) não mencionam o nome do pai do profeta que foi morto.
Também no “Evangelho dos nazarenos”, versão hebraica do evangelho escrito por Mateus e por muitos considerado o manuscrito original deste evangelho, o nome que lá consta é efetivamente Joiada e não Baraquias.
Dessa forma o que teria acontecido é que um copista dos tempos iniciais da igreja a traduzir para o grego poderia ter cometido o erro e daí para a frente esse erro ter sido repetido nos manuscritos posteriores. Esta seria uma hipótese possível, mas quanto a nós não é a verdadeira.
 

2. Outro Zacarias?

Aqui vamos dar duas hipóteses
 
2.1) Zacarias, filho de Baraquias (profeta menor)
Também crendo na questão cronológica proposta por Jesus, embora vista por outra vertente, esta visão não encara a disposição dos livros no cânon hebraico, mas sim a cronologia real.
Dessa forma Jesus ao enquadrar esta sentença de forma a abranger cronologicamente todos os profetas mortos desde o início dos tempos, poderia se estar a referir a Zacarias, filho de Baraquias (Zc 1:1), um dos profetas menores:
No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
Zacarias 1:1
Isto porque o outro Zacarias (filho de Joiada) morreu por volta de 800 a.C. Se Cristo tivesse se referido a esse Zacarias, então o tempo decorrido desde Abel até ele não cobriria todo o período do AT, que se estendeu até 400 a.C. De Abel até Zacarias, profeta menor seria uma abrangência maior do período do AT do que de Abel até Zacarias, filho de Joiada. Já que muitos Zacarias são mencionados no AT, também não seria muito difícil imaginar que dois deles tivessem sido mortos em circunstâncias semelhantes. Mas também aqui temos o problema de não ter a confirmação da forma de como o profeta menor morreu e logo nada podemos concluir sobre se era a este efetivamente que Jesus se referia.
 
     2.2) Zacarias, pai de João Batista (1)
Existem também alguns que apontam que Jesus estava se referindo a alguém seu contemporâneo, neste caso, Zacarias, o pai de João Batista. E realmente existe um pormenor na frase de Jesus que parece apontar nesse sentido:
Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

Mateus 23:35
Repare-se que Jesus acusa diretamente aqueles homens de terem morto Zacarias: “que matastes”, ele não afirma que os seus antepassados mataram. Assim seria possível que Jesus se tivesse a referir a Zacarias, pai de João Batista, embora não se possa também afirmar com certeza. Jesus faz uma declaração de acusação direta a esses homens "que mataste", ora tal seria bem possível, pois Zacarias teria sido perseguido para entregar seu filho quando da matança dos inocentes perpetrada por Herodes, e alguns dos fariseus cúmplices ainda estariam vivos quando da acusação de Jesus.
Zacarias pai de João Batista era sacerdote e trabalhava no templo, como podemos confirmar na escritura, tal não seria surpresa ter sido morto no seu local de trabalho. Esta teoria é apontada pela igreja ortodoxa da qual deixo aqui um link explicativo da mesma (1), como também por alguns textos não canónicos.
A igreja ortodoxa afirma que o pai de João Batista, como sacerdote, se terá refugiado no templo quando pressionado para entregar seu filho, e recusando dar explicações sobre o seu paradeiro, no templo terá sido morto. Isso explicaria o porquê da acusação direta de Jesus áqueles fariseus especificamente, que teriam sido cúmplices de Herodes no massacre dos inocentes.
 
Estas são algumas das possibilidades, mas veremos agora algo que só com uma pesquisa mais profunda pode ser notado e que de forma inequívoca resolve este enigma:
 

3) Zacarias filho de Joiada e Zacarias filho de Baraquias eram a mesma pessoa

 
O pai de Zacarias poderá ter tido dois nomes? Ou seria filho de um e neto de outro?
São muitas as personagens bíblicas que viram o seu nome mudado na escritura de acordo com o que Deus tinha planeado para elas, ou por sua mudança de caráter, alguns dos mais conhecidos foram:
Abrão para Abraão: Gênesis 17,5
Abrão = pai grande ou pai elevado / Abraão = pai de muitas nações ou povos
Jacó para Israel: Gênesis 35,10; 32,28
Jacó = enganador ou trapaceiro, suplantador ou usurpador, ou “aquele que segura pelo calcanhar” / Israel = príncipe de Deus, vencedor, que reina com Deus.
Simão para Pedro: Marcos 3,16
Simão = inconstante, aquele que ouve / Pedro = rocha, pedra, firmeza;
 
Entre muitos outros...
Então será possível que Joiada (significado desconhecido) tivesse o seu nome mudado para Baraquias (Deus abençoou)?
Ou então que Zacarias fosse neto e não filho direto de Joiada, já que na bíblia netos são designados também por filhos?

Temos alguma base bíblica que possa provar estes factos?

Na verdade, temos!

 

As duas testemunhas de Deus em Isaías

Em Isaías 8:1-2 lemos:
E o Senhor disse-me: Toma uma grande placa e escreve nela em caracteres legíveis: Maer-chalal-hach-baz. {Toma depressa os despojos, faze velozmente a presa}.
Tomai por testemunhas fidedignas o sacerdote Urias e Zacarias, filho de Baraquias.


Isaías 8:1,2
 
Deus irá aqui fazer uma profecia para o povo de Israel sobre a queda da Assíria mas também para tempos futuros, inclusive os messiânicos (Isaías 9).
E embora algumas versões da Bíblia não traduzam o nome como Baraquias e sim como Jeberequias, isso acontece porque os nomes são muito parecidos no hebraico, variando apenas numa letra, e temos a confirmação disso na versão católica que traduz como Baraquias e também na Septuaginta, versão esta que aparece na maioria das citações feitas pelos escritores do Novo Testamento. Aliás o nome Baraquias está mais de acordo com o hebraico, sendo um nome bem mais comum. Também não é claro em muitas versões em Português que é Deus que está a falar no versículo 2, mas em muitas outras versões inglesas e também na Septuaginta isso fica claro, até porque faz muito mais sentido contextualmente.
 

A resolução do enigma

Em passagens difíceis é sempre importante consultar mais de que uma versão da Bíblia pois as traduções podem variar.

 
Assim a dificuldade sob nossas mãos é resolvida, como eu imagino, com muita clareza: Zacarias, filho de Baraquias em Isaías, é o mesmo Zacarias, filho de Joiada; e o sentido de Isaías chega a isso:
Nesse capítulo e no seguinte, há um discurso profético do próprio Deus. Para confirmar a verdade dessa profecia, Deus faz uso de um duplo testemunho: primeiro, ele ordena ao profeta Isaías que escreva “Para acelerar o despojo, ele apressou a presa”: e este volume deve ser um testemunho indubitável para eles, que Deus certamente traria e apressaria a destruição mencionada, assim como a vinda do Messias. “Além disso (diz Deus), levantarei para mim duas fiéis testemunhas” (ou mártires), que devem testemunhar e selar a mesma coisa com suas palavras e com seu sangue, a saber, Urias, o sacerdote que seria futuramente morto pelo rei Jeohaquim, e que será daqui em diante coroado de martírio por isso (ler Jeremias 26: 20,23), e Zacarias, filho de Baraquias, ou Joiada.
Os dois foram martirizados e conhecidos pelos judeus da altura de Jesus, pois tinham o registo de suas mortes na escritura, e dessa forma Jesus pretendia recordá-los da profecia de Isaías que vinculava a morte de Zacarias ao testemunho de Deus e logo também a Ele mesmo. 
Mas poderá se perguntar porque Jesus terá mencionado de Abel até Zacarias e não Urias, uma vez que este morreu depois.
Para nós porque Jesus estava a falar para os fariseus (poder religioso legitimado pelo povo) e fica claro na morte de Zacarias que o povo consentiu com a sua morte (2 Cr 24:21). No caso de Urias a morte foi decretada apenas e só pelo Rei o que leva Jesus a mencionar o mártir em que todos consentiram. Existe também um outro pormenor interessante, é que o pedido de Justiça é apenas mencionado no caso de Abel "A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra." Gênesis 4:10 e Zacarias "Veja isto o Senhor e faça justiça" 2 Crônicas 24:22, assim Jesus mais uma vez chama a si mesmo esses pedidos de justiça quando cita esses dois nomes, se identificando como o próprio Deus que os julgará.
Assim não restam dúvidas que Zacarias filho de Joiada de crónicas é também conhecido por filho de Baraquias e atestado pela própria escritura. Logo, ou Joiada era conhecido por 2 nomes, ou era sim o avô de Zacarias, sendo seu pai Baraquias. Uma vez que Joiada foi mais conhecido é natural que na história de sua morte ele tenha sido chamado como “filho de Joiada”. 
É então verdade que as traduções do texto dificultaram a interpretação, mas vemos claramente que Zacarias, filho de Joiada, deve ser entendido também como Zacarias, filho de Baraquias e que Mateus e Jesus não inovam nesse nome de Baraquias, mas pronunciaram apenas as mesmas coisas relativas ao pai do mártir Zacarias, que o próprio Deus havia pronunciado ao profeta Isaías diante deles.
 

Conclusão - Uma “contradição” impossível de o ser e a revelação de Jesus como o Deus do Velho Testamento

Realmente todas as soluções para este mistério têm os seus méritos e dificuldades (e até pode ter existido uma sobreposição de algumas), mas para nós a solução é realmente esta última, pois além de dar uma explicação racional implica que Jesus cite uma profecia reconhecida do próprio Deus para que os judeus se recordassem futuramente e que está patente na escritura veterotestamentária.
Seja como for a expressão de Jesus nunca pode ser vista como uma contradição, pois ninguém pode invalidar as possibilidades aqui expostas, inclusive que esse Zacarias fosse realmente filho de Baraquias. Jesus também não era obrigado a citar apenas nomes da escritura e podia efetivamente até se estar a referir a alguém seu contemporâneo, como no caso da hipótese do pai de João Batista.
O que é certo é que se Jesus se referiu Zacarias filho de Joiada, temos uma confirmação da própria escritura que: ou o seu pai tinha dois nomes, ou estaríamos a falar do nome do seu avô, sendo Baraquias seu pai. Esta é quanto a nós a verdadeira solução deste mistério do Novo Testamento e sem dúvida mais uma prova de que Jesus sempre se identificou como a personificação do próprio Deus que fará justiça, já mesmo indicando a sua pré-existência no decorrer da história desde Génesis. 
Assim uma suposta contradição para que não se veja Jesus como Deus é no fundo uma sentença que o confirma como Tal!
 
 

Referências:

(1)Holy Prophet Zachariah and Righteous Elizabeth, parents of Saint John the Baptist
https://www.oca.org/saints/lives/2019/09/05/102502-holy-prophet-zachariah-and-righteous-elizabeth-parents-of-saint
 

Fontes:

Horae Hebraicae et Talmudicae : Hebrew and Talmudical exercitations upon the Gospels, the Acts, some chapters of St. Paul's Epistle to the Romans, and the First Epistle to the Corinthians
https://archive.org/details/horaehebraicaeet02lighuoft/page/n4/mode/2up

Baraquias