O significado das asas dos anjos serafins (Isaías 6:2)
09/05/2024 12:25
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Isaías 6:2-3
No livro do profeta Isaías, temos no capítulo 6 uma descrição do trono de Deus, nessa descrição vemos que existem, bem perto do mesmo, seis anjos serafins. Nesta matéria veremos como a descrição dos mesmos traz para nós importantes revelações.
O que são Serafins?
Mas antes de avançarmos para as revelações que esses seres nos trazem, vamos primeiro ver o que é um Serafim.
A Bíblia diz que existem seres celestiais, denominados anjos, que se ocupam de serviços inerentes ao Trono de Deus, incluindo missões especiais. Especificamente sobre os serafins, a descrição da aparência limita-se ao texto acima.
Um Serafim é, segundo a Angelologia, um anjo de seis asas que se encontra bem próximo ao trono do Altíssimo.
Hierarquia angelica
Temos que levar em consideração, num primeiro momento, que a palavra “Anjo” significa: em hebraico: (malach) “mensageiro”; em grego (ággelos) “mensageiro”; em latim (angelus), “mensageiro”. Ou seja os anjos são entes espirituais que servem a Deus e podem servir de elo transmissor entre o homem e o Criador.
A Bíblia não diz muito sobre a hierarquia dos anjos, mas indica que existem diferentes classes e tipos de anjos. Sendo assim, a Bíblia não nos mostrando claramente a hierarquia dos anjos, claramente dá a entender que ela existe (Colossenses (1, 16); e, em Efésios (1,21) ).
Os textos bíblicos falam de querubins, serafins, pelo menos um arcanjo, e anjos e geral. Mas pela falta de informações bíblicas no sentido hierárquico, é difícil aprofundar esse conceito. Existem tradições católicas que referem a estratificação das classes, mas não nos comprometemos com elas, pois não temos a respetiva confirmação na escritura.
No entanto pela proximidade ao trono de Deus, a ordem dos Serafins é comumente aceita como a primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, os que estão mais próximos de Deus (embora os querubins também sejam retratados como bastante próximos). A palavra hebraica Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", talvez uma alusão a tradições bíblicas onde o fogo é um elemento de purificação espiritual.
O que nos mostram os serafins?
Vemos no texto que os Serafins são criaturas que se encontram muito próximas do Trono de Deus e, para que isso possa acontecer, estas criaturas têm que possuir alta santidade e escalão angélico.
E na sua postura corporal temos uma mensagem que muito nos revela sobre as caraterísticas a ter para estarmos também nós próximos do Trono:
1) Eles cobrem o rosto
Com duas asas eles cobrem o rosto. Isso significa reverência e respeito, objetivando não aparecerem. Embora sendo seres belos e inteligentes em importantes funções poderiam despertar a atenção para si, mas eles evitam isso cobrindo o rosto, inclusive quando adoram. Assim, os serafins apresentam um comportamento digno de imitação, principalmente, quando louvamos e adoramos a Deus. A lição principal aqui é de humildade. Nossa aparência, capacidade, talentos e dons não podem desvirtuar o motivo da adoração que pertence somente a Deus e jamais devemos querer chamar a atenção para nós mesmos e sim apontar todos os nossos méritos a Deus, pois se possuimos alguma coisa é graças a Ele.
2) Eles cobrem os pés
Com outras duas asas, os serafins cobrem os pés. Mostra cautela no ato de viver, incluindo ambiente que frequentamos e as decisões tomadas na vida. Concita-nos a uma reflexão: o Senhor aprovaria, sem restrições, a nossa conduta? Nas nossas relações interpessoais e nos compromissos que assumimos exercemos prudência, glorificando e honrando a Deus, sendo sal e luz no mundo? Quais os caminhos em que andamos, serão todos eles do agrado de Deus? A lição principal aqui é de prudência e obediência. Indica que nossos pés deverão conduzir-nos aonde e como o nosso Mestre nos mandar.
3) 2 asas livres e prontas a voar
Aqui vemos que os Serafins estão sempre prontos para o serviço, suas asas sempre a postos para o que seja no serviço a Deus. Isso nos revela que também nós temos que estar prontos e apostos, as nossas vontades e desejos devem estar sempre em 2º plano, o serviço na obra de Deus é apreciado, fundamental e obrigatório aos santos.
Se queremos ser próximos a Deus devemos muito servir e com alegria, sem murmurações.
Conclusão
Temos então 3 importantes lições:
HUMILDADE, INTEGRIDADE E SERVIÇO
São estes os 3 elementos que nos aproximam do Trono do Senhor e que nos tornam agradáveis a Ele.
Claro que para agirmos de acordo com estes parâmetros é nos necessário conhecimento, diligência e vontade de conhecer os caminhos de Deus e o que Ele espera de nós. Para isso é preciso conhecer a sua Palavra (ler a Bíblia) e praticá-la, combatendo os nossos desejos carnais e crucificando as nossas paixões, inclusive o nosso próprio Ego.
Oremos para que Deus nos ajude nesse sentido pois maior honra que essa não há nem neste mundo, nem em todo o universo criado!
Glória seja dada ao Altíssimo!
Fontes e Referências:
Wikipédia – Serafim
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serafim
As lições dos Serafins
https://comunhao.com.br/as-licoes-dos-serafins/
Qual é a Hierarquia dos Anjos? Quais São os Tipos de Anjos?
https://estiloadoracao.com/tipos-e-hierarquia-dos-anjos/