Dar a outra face
31/03/2014 18:05
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Mateus 5:38-41
Hoje abordaremos o conceito tantas vezes mal interpretado de ;
“dar a outra face”
O que Jesus quis dizer?
Para entender as palavras de Jesus, precisamos levar em conta o contexto e com quem ele estava falando. Antes de dar esse conselho, Jesus mencionou o que seus ouvintes já sabiam das Escrituras Sagradas. Ele disse: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente.’” — Mateus 5:38.
Os trechos a que Jesus se referiu estão em Êxodo 21:24 e Levítico 24:20. É interessante notar que, em harmonia com a lei de Deus, a punição “olho por olho” mencionada nesses versículos era devidamente aplicada apenas depois que o infrator fosse julgado pelos sacerdotes e juízes, que avaliavam as circunstâncias e até que ponto a infração tinha sido intencional. — Deuteronômio 19:15-21.
Com o tempo, os judeus distorceram a aplicação dessa lei. Adam Clarke, erudito bíblico do século 19, comentou:
“Parece que os judeus usavam essa lei [olho por olho, dente por dente] para justificar ressentimentos pessoais e todos os excessos motivados por vingança. Atos de vingança eram levados a extremos e acabavam sendo mais severos do que o erro cometido.”
As Escrituras, porém, não aprovam vinganças pessoais.
O que Jesus disse no Sermão da Montanha sobre ‘oferecer a outra face’ reflete o verdadeiro sentido da lei de Deus dada a Israel.
Ou seja, lembremo-nos sempre neste caso que Jesus está abordar o correto entendimento que deveria ser dado à lei de Moisés.
Jesus quis dizer que se alguém quisesse provocar uma briga com atos ou palavras — a pessoa esbofeteada não deveria revidar, evitando assim um círculo vicioso de pagar o mal com o mal. — Romanos 12:17.
As palavras de Jesus são muito parecidas às do Rei Salomão: “Não digas: ‘Assim como ele me fez, assim vou fazer a ele. Pagarei de volta a cada um segundo a sua atuação.’” (Provérbios 24:29) Um seguidor de Jesus ofereceria a outra face no sentido de não deixar que os outros o levassem a uma “confrontação”. — Gálatas 5:26
