5 passarinhos por 2 ceitis. O valor do homem aos olhos de Deus.

09/10/2018 15:07
                          
 
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
Mateus 10:29
Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
Lucas 12:6

 
Quem lê o Novo Testamento perceberá que no evangelho segundo Mateus e segundo Lucas existe uma diferença no comparativo do número e valor dos passarinhos numa sentença semelhante. Tal poderia ser visto como uma suposta contradição entre os evangelhos, mas como sabemos contradições não existem nos evangelhos, apenas más interpretações.
Aliás nestas passagens especificamente é facilmente observável que o contexto em que Jesus pronuncia as duas frases é diferente, num fala em particular para os discípulos e noutro para uma multidão, sendo assim é evidente que Jesus afirmou ambas as frases em momentos diferentes. Mas então porquê que mudou o número e até o valor, afinal se dois valem um, como podem 5 valer 2?!?
Como veremos mais uma vez as supostas “contradições” do evangelho trazem-nos belas revelações por parte de Deus.
 

O valor dos passarinhos

 

 

Os passarinhos (ou pardais, dependendo da tradução) como se pode ver, não eram vistos como algo de valor. Quem perderia seu tempo com um pássaro simples, sem grande beleza, sem um canto fascinante e por que não dizer tão comum?Quem poderia enxergar algo de especial num mero pardalzinho? 
Mas enfatizamos o cuidado de Deus nos dois textos supramencionados, pois ambos têm uma conclusão em comum: Nenhum deles (passarinhos) está esquecido diante de Deus! Guardemos especialmente a palavra “Nenhum”. Ou seja, todos os passarinhos, sem exceção, são cuidados, alimentados e abençoados por Deus em sua soberania.
Mas realmente o que nos chama atenção nos 02 versículos é que Mateus diz “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil?”, enquanto Lucas diz: “Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis?”

 CEITIL ou ASSE (do latim assis): moeda romana de cobre, originariamente equivalente à décima parte de um denário. Ao tempo de Jesus, equivalia à décima sexta parte do denário.

 
 
No mínimo, Lucas deveria ter dito “Não se vendem quatro passarinhos por dois ceitis?”, seguindo um simples cálculo matemático. O ceitil (ou asse, dependendo da tradução) é uma moeda de valor insignificante (como o centavo). O ceitil valia 1/16 do dinheiro local (denário romano). Reforça-se com isso que os passarinhos em questão tinham um valor insignificante aos olhos de todos.
 
Mas voltemos à questão de Lucas: Por que cinco passarinhos por dois ceitis e não quatro pelo mesmo valor?
 
Com certeza, isso mostrava algo tão comum em nossos dias capitalistas: Uma promoção! 
Sim, o quinto passarinho era um “brinde” na compra de outros quatro. Era uma estratégia de marketing do “produto” à venda. Com isso, pensemos em algo: Se os quatro passarinhos já não valiam quase nada, imaginem o quinto passarinho! Um mero brinde! Menos do que nada! Menos do que insignificante! Quem pagaria algo de real valor por ele? Quem o libertaria? Quem cuidaria dele?
Felizmente, o Senhor nosso Deus não despreza os passarinhos e na presença dele há lugar seguro para os passarinhos/pardais, inclusive para o quinto (o menor/mais desprezado deles), pois a Bíblia diz: Até o pardal encontrou casa…” Salmos 84:3
Diante de tudo isso, perguntamos: 
E nós? Qual nosso valor para DEUS?
JESUS disse:
Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
Lucas 12:7
 
Ninguém se interessaria em libertar ou resgatar os pardaizinhos (tipo de nossa própria vida), mas Jesus deixou o Esplendor de sua Glória para libertar e resgatar a nossa pobre e miserável vida.
Talvez se fossemos um Canário ou um Trinca-ferra (ou qualquer pássaro de valor, possuidor de um belo canto), alguém ousasse pagar um valor considerável por nós. Paulo faz alusão a isso quando escreve:
"…pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. " Romanos 5:7
Não nos iludamos irmãos pois o comparativo não está lá por acaso, a verdade é que o ser humano se desvaloriza extremamente pelo pecado. O pecador impenitente e que despreza a luz da palavra divina vive apenas visando os próprios interesses e nada trás de útil ou produtivo para o que realmente interessa a Deus. 
Mas mesmo assim Jesus prova seu Amor ao entregar sua vida pelo ser humano desvalorizado pelo pecado!
No entanto Jesus não pagou um valor insignificante (ceitil). Pelo contrário, Ele derramou seu Sangue Precioso (I Pedro 1:19 – um ALTO PREÇO), porque aos olhos dele somos preciosos.
Esse Sangue precioso foi derramado em favor de todos nós, incluindo aquele que se vê como o “Quinto passarinho”, como rejeitado, abandonado, sem valor algum. O SENHOR Jesus nos ama! Em seu Ministério, Ele não desprezou a ninguém, mesmo aqueles que foram excluídos e desvalorizados pela sociedade (ex.: leprosos e meretrizes).
Jesus nos liberta em sua presença, Ele nos tirou de nossas prisões (gaiolas!). Éramos pardais sem valor, mas agora somos o tesouro particular de nosso Deus. Éramos pardais cujo canto não atraía a ninguém, mas hoje temos um Louvor que move a Eternidade.
Para o Senhor Jesus não somos sobras, brindes ou promoções. Somos importantes e especiais para Ele!
Você é importante para DEUS!!!
 
 

Fonte

 
Nosso valor diante de DEUS – Lucas 12:6
https://www.portalrevelacao.com/minha-biblia/mensagens-n-t/lucas/nosso-valor-diante-de-deus-lucas-12-6/