O Sermão da Montanha (As bem-aventuranças)

24/03/2014 15:43
                                     
Continuando a nossa senda de estudar os mais emblemáticos textos da Bíblia, avançamos hoje para um dos mais importantes textos do novo testamento:
O SERMÃO DA MONTANHA
Aqui estão as bases do que é ser cristão, aqui são dados os mais profundos ensinamentos de Jesus, é aqui que Jesus mais nos deixa a pensar o quanto temos que mudar para nos assemelharmos a Ele.
Tanto é assim que muitos me dizem que é praticamente impossível seguir todo o ensinamento, mas amigos isso não nos deve desmotivar a tentar cumprir com esses mandamentos, antes pelo contrário:
-Em primeiro lugar devemos é ter orgulho em nosso mestre ser capaz de os ensinar e praticar, ele é o nosso Criador, o nosso Pai e só isso deve ser para nós motivo de orgulho.
-Em segundo, nós não devíamos esperar que Jesus como Deus, viesse ao mundo dar um discurso de facilitismo, ele veio para dizer a verdade e ele assim o fez no discurso da montanha, mostrando o que é realmente o verdadeiro Amor.
-Em terceiro e não querendo suavizar nada, apenas vos digo que, mais do que conseguirmos fazer tudo que lá nos é transmitido de forma irrepreensível, o que é realmente importante é que valorizemos e acreditemos que esse é o caminho certo, a partir dai nosso criador nos guiará de forma a passo a passo conseguirmos evoluir espiritualmente nesse sentido.
Leia, entenda, procure praticar e você estará no caminho certo, nada mais é pedido por Jesus, apenas isso!
 
E vamos então avançar no ensinamento, devo dizer que aconselho a leitura do texto da versão nunes3373 e que disponibilizo a todos neste site, a leitura se inicia em Mateus 5:1:

MATEUS final.pdf (383,8 kB)

Isto porque aí já dou algumas notas explicativas que ajudam a melhor entender o que realmente Jesus quer dizer em todo o discurso, aqui neste artigo veremos contudo, usando um estudo sobre o mesmo, as passagens que refletem as bem-aventuranças ou seja as virtudes que devemos procurar atingir:
 
Nota: na abordagem do texto faço algumas modificações de acordo com o estudo que fiz sobre os mesmos e por não concordar na integralidade do texto base que pode ser consultado nas fontes.
 
O Sermão começa com as Bem-aventuranças, que são a síntese dos passos da iniciação cristã, que é o processo de evolução do espírito em sua jornada terrena. Aqui estão descritos, de um modo impressionante e com uma clareza cristalina, os passos que o homem deve seguir para chegar ao Reino dos Céus.
Consiste da afirmação do passo iniciático, seguida da afirmativa que se refere à consequência desse passo. Seguem uma ordem ascendente. Os passos são citados iniciando da condição terrena e material, que leva o espírito encarnado até sua libertação. Inicia, pois, com o homem terreno, puramente materialista. que vive exclusivamente a matéria.

1 — Bem-aventurados os “humildes” de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.

No primeiro momento evolutivo do homem material, é preciso perceber que existe nele algo mais do que a matéria que conhece. Que existe nele um espírito. Que existe um mundo que não é matéria, que é algo que não conhece. Neste instante inicia-se sua evolução espiritual. Passa a buscar as coisas espirituais!
(Aqui note-se que na minha tradução é usada a expressão “humildes de espírito” e não “pobres de espírito” como em muitas traduções, isto porque num estudo aos documentos achados no mar morto essa expressão é claramente usada no contexto de humildade e não tanto de pobreza, o seu grande significado é que não devemos ser arrogantes e prepotentes, devemos entender a nossa posição espiritual de criatura, no fundo de “filho” que deverá aprender com o Criador (Pai).)
Como o homem não conhece nada deste mundo novo ou do seu espírito, apercebe-se neste instante que é um humilde de espírito. Põe o pé na Seara Evolutiva que vai trilhar neste seu período de vida terrena.
Mais maravilhosa é a afirmativa seguinte, consequência deste passo: "Porque dele é o Reino dos Céus". Aqui está claro, aquele que põe o pé na seara inevitavelmente chegará ao fim!
Quando o homem se inicia no caminho de humilde de espírito fatalmente chegará ao Reino. Por bem ou por mal, aquele que iniciou a seara chegará ao fim, porque nele está a potencialidade divina que foi acordada pela sua vontade. A realização é inevitável, simplesmente questão de mais ou menos tempo ou mais ou menos dor, dependendo do esforço de cada um. Esta consolação maravilhosa que se encontra na primeira bem-aventurança, vem para nos confortar, a nós que estamos neste caminho.
Como se pode ver, existe um sentido muito mais profundo em cada palavra do Evangelho de Jesus. Basta que se tenha "olhos de ver"!
2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.
Tendo colocado o pé no caminho, o homem inicia sua espiritualização. Passa a sentir-se como um estranho no mundo material. As coisas do mundo não lhe dão mais a mesma satisfação e, não tendo ainda a consolação das coisas do espírito, chora e sofre!
Neste momento o ser em evolução encontra-se em total desespero; sente-se abandonado. Saiu de um mundo mas não encontrou ainda outro.
Muitos de nós nos encontramos neste estágio. Sentimos que existe um mundo maior, além do mundo, mas não conseguimos penetrar nele. Permanecemos presos ao mundo em que vivemos, aos seus valores. Por isto sofremos.
Mas, exatamente devido a este sofrimento, somos impelidos a buscar o entendimento e a consolação. Buscando, certamente encontraremos — "Busca e acharás".
A consolação está em todo canto; basta que tenhamos "olhos de ver"
Desta forma, a consolação está clara aqui nessas palavras do Evangelho — pelas quais já passamos tantas vezes sem nunca termos visto a consolação que existe nelas. Os que sofrem serão consolados!

3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.

Esta bem-aventurança já foi muito mal interpretada por ignorantes e interesseiros, que atribuem a ela a afirmação de que o homem deve ser submisso à instituição religiosa, ser manso, e que acena com a possibilidade de assim obterem ganhos materiais.
"Se aceitares as coisas da igreja, neste mundo mesmo receberás a recompensa" – isto foi muito usado para beneficiar aqueles que "colaboravam".
Também não significa ser passivo e conivente a tudo.
Vamos à interpretação iniciática cristã.
O homem que pôs o pé no caminho, sentiu-se sozinho e buscou a consolação. Este homem não mais luta com as coisas do mundo. Adquiriu a compreensão de que mundo material nada mais é do que a manifestação de um mundo astral. Que não adianta bater de frente com as coisas do mundo, elas têm uma Lei. Que a natureza tem um ritmo, contra o qual não é possível lutar.
Com este entendimento torna-se manso. Não luta contra as coisas do mundo, coloca-se na posição em que a corrente do mundo flui. Coloca-se no "caminho perfeito".
Nesta situação, as coisas terrenas passam a acontecer de modo a beneficiá-lo.
A natureza passa a trabalhar para este homem manso. Ele usa suas forças para colocar-se na direção de receber o que deseja, porque entende como a Lei se cumpre. Este homem é manso, mas não covarde; é um grande lutador, que luta com sabedoria.
O Homem "manso" não é conivente com a injustiça, ele simplesmente não reage com violência, ele tem paciência, espera por a justiça divina.
As consequências de ser assim manso é herdar a terra. Os bens materiais lhe são dados em acréscimo.
É impressionante a sequência do passo com a consequência dele. Neste estágio encontram-se os homens que sabem viver com o que possuem — podem ser ricos que usam bem sua riqueza, e podem ser pobres que estão em harmonia com o que têm.

4 — Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque encontrarão a Justiça.

O homem que herdou a terra, que vive em paz com as coisas materiais, passa a ter uma aspiração ética mais ampla. Já entendeu a Justiça do mundo. Procura encontrar no mundo a presença de Deus.
Buscando encontra a Justiça em tudo o que vê: tem fome de Justiça!
Este já é um homem superior à média, é o homem que do fundo do seu coração procura ser justo.
Nesta busca vai encontrar a mão de Deus em tudo que ocorre no mundo. Vai entender a Lei da ação/reação, consequência e justiça, por alguns denominada de carma.
Este homem entende que o momento que vive foi criado por ele mesmo no passado. Com este entendimento encontra a Justiça.
No passo anterior, conheceu a Justiça do mundo, e aprendeu como as leis da natureza fazem a sua Justiça. Neste passo entende a Justiça de Deus!

5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.

Neste quinto passo iniciático, o homem inicia-se no espírito de Deus. Passa a ter a compreensão de que existe algo além da Justiça. Que há uma força maior do que a Lei. Que há alguma coisa que o une aos outros homens. Este algo mais além da Justiça é a Misericórdia!
A semente dessa Misericórdia existia em seu coração desde o início, mas o homem só tem condição de perceber a Misericórdia depois de conhecer a Justiça.
A Misericórdia antes da Justiça gera a desarmonia e o caos.
O sentimento de Misericórdia, que estava escondido dentro de seu coração, manifesta-se neste momento e o homem se torna misericordioso. Torna-se naturalmente misericordioso, como ocorre a cada passo, confirmando a afirmação inicial de que quem põe o pé no caminho chegará ao Reino dos Céus.
A consequência deste passo é que encontrará a Misericórdia. Só sendo misericordioso é que se pode entender a Misericórdia de Deus, pois esta não está em qualquer lógica ou raciocínio humanos. Sendo misericordioso o homem encontrará a Misericórdia para elevá-lo no caminho de Deus.
Não é por seus méritos que chegou aqui e nem será por eles que seguirá adiante, é simplesmente pela Misericórdia de Deus!
Encontramos poucos exemplos de homens neste quinto passo iniciático. A verdadeira Misericórdia vem depois da Justiça. Só é misericordioso quem foi Justo, fora disto temos pena e dó de nossos semelhante, por egoísmo, porque vemos na sua mazela a possibilidade de sofrermos igual mazela.
A Misericórdia divina, por outro lado, transcende nosso entendimento de Justiça terrena — podemos ter uma compreensão disto no Livro de Jó.

6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.

Neste sexto passo o homem se identifica com Deus!
Já no passo anterior o homem transcendeu ao mundo, já se encontra caminhando em terrenos do coração, onde a lógica e o raciocínio humanos não alcançam.
Aqui o homem saiu de si, já não é mais sozinho, encontrou Misericórdia por tudo e por todos. Este tudo e estes todos fazem parte dele neste momento evolutivo. Todo o egoísmo saiu do seu coração, e o homem torna-se um "puro de coração"!
Este é o momento evolutivo em que o peregrino pode dizer "Eu e o Pai somos um"!
Neste momento a vontade do Homem é a vontade de Deus!
Homem com H maiúsculo, porque neste estágio se encontra o verdadeiro Homem!
Este passo iniciático corresponde ao Amor!
Só existe o verdadeiro amor depois que se vence o mundo, que se conhece a Justiça e que se teve a Misericórdia. Antes disto o amor é egoísmo!
A consequência deste passo é clara": "ver a face de Deus". O peregrino deste passo identifica-se com Deus, mas não é Deus.

7 — Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Poderíamos supor que o Homem que está diante da face de Deus, que é uno com Ele, tivesse terminado sua peregrinação evolutiva. O evangelho ainda lhe reserva mais um passo.
Este Homem que verdadeiramente amou o mundo, não poderia simplesmente partir liberto sozinho! Tem que levar consigo os seus amados.
Não pode terminar sua peregrinação sem que todos seus amados sejam também libertos. Tem que trazer a Paz aos que ficaram para trás! "Bem-aventurados os pacificadores".
Este é o sétimo passo iniciático, que é representado pela "Paixão de Cristo".
O Homem veio trazer a Paz a nós todos que ficamos: "Eu vos dou a minha Paz", "Eu vos deixo a minha Paz".
Não é possível deixar de voltar para trazer a Paz àquele que verdadeiramente amou.
A consequência deste passo é aqui expressa de uma maneira clara e cristalina. Eis o verdadeiro pacificador, que será chamado "Filho de Deus "!
O filho de Deus está um passo adiante daquele que vê a face de Deus. Além de ser uno em vontade é uno em essência: é filho!
É impressionante como pode estar contido tanto em tão poucas palavras, e de modo tão claro. Porém mais impressionante é de que modo tais palavras têm sido distorcidas da realidade, visando interesses terrenos e escusos.

8 — Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Este é o passo do sofrimento de Jesus na cruz.
Ali estava o filho de Deus perseguido por causa da Justiça, sendo crucificado. É necessário que se seja crucificado por causa desta Justiça e que nesta crucificação o iniciado seja capaz de perdoar: "Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem".
Para ser filho de Deus é necessário ser pacificador, mas para entrar no Reino é necessário este oitavo passo, que decorre naturalmente de ser pacificador. O pacificador é perseguido por causa da Justiça, e é crucificado porque não é mais deste reino terreno. É do Reino dos Céus!
É bem-aventurado o que sofre esta perseguição. Esta perseguição ocorre exatamente do atraso evolutivo dos amados que ficaram.
A grandeza do ato do iniciado fica expressa nesta perseguição, tanto maior quanto maior for o desnível evolutivo entre este Homem e seus amados.
Esta é uma consolação que o Evangelho nos traz, para que tenhamos ânimo na peregrinação terrena. Mesmo os que não mendigaram pelas coisas do espírito e dessa forma puseram o pé na Seara, mesmos estes terão o Reino, porque a Justiça os persegue.
Pela dor ou pelo amor trilharemos cada um de nós esses passos iniciáticos, a você lhe cabe a escolha de qual o caminho que quer seguir.
Este oitavo passo iniciático termina com a afirmação idêntica à inicial: "Porque dele é o Reino dos Céus".

9 —Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Pode parece estranho que no Evangelho haja ainda nona bem-aventurança, que corresponderia a um novo passo iniciático.
Aqui não é exatamente um novo passo. A afirmativa é diferente: "Bem-aventurados sois vós".
Aqui qualquer um que prega o evangelho deverá encontrar forças para continuar pois é dada uma forte motivação. Nesta terra podemos ser injuriados mas no reino de Deus seremos valorizados e somente isso interessa.
Esta vida material é passageira mas a espiritual é eterna, e é essa que devemos almejar pois só essa nos dará a paz e o amor que sempre buscamos!
 

A iniciação cristã é uma prática, não uma corrente religiosa que segue preceitos, idolatrias ou formalismos dos homens.

Assim meus amigos, não desanimem, exaltai por nosso SENHOR ser realmente O MAIOR, ele nos veio resgatar deste mundo deixando os seus mandamentos pagando com sua própria vida para o poder fazer de uma forma justa.
 
Honremos esse grande sacrifício, procuremos cumprir com seus mandamentos, passo a passo, ajudando-nos a nós mesmos e a quem ama-mos, NADA É IMPOSSÍVEL!
ABRAÇO
 

Fontes:

As Bem  Aventuranças Segundo Mateus