A César o que é de César, a Deus o que é de Deus

29/09/2016 11:45
                  
Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras.
Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.
Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? "
Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: "Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova?
Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto". Eles lhe mostraram um denário, e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição? "
"De César", responderam eles. E ele lhes disse: "Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". 
Ao ouvirem isso, eles ficaram admirados; e, deixando-o, retiraram-se.
Mateus 22-15:22
 
Durante o seu ministério Jesus confrontou por diversas vezes as autoridades religiosas judaicas por sua hipócrisia, dessa forma foi expondo todas as suas falhas para com o povo e para com o Deus que diziam representar.
Certa vez, já totalmente sem condições para um debate aberto, os inimigos de Jesus pensaram que tinham maquinado um dilema sem saída. Assim confrontaram Jesus, perguntando se seria ou não lícito pagar impostos aos romanos (que ocupavam a Judeia). A pergunta foi uma armadilha em forma de dilema para desacreditar Jesus como um colaboracionista ou denunciá-lo como um revoltoso, na qual os discípulos dos fariseus perguntaram fingindo curiosidade inocente e fazendo um elogio hipócrita
Entrando então com lisonjas tentaram se mostrar amigáveis (quantas vezes não vemos os ímpios usar essa tática), mas ao Senhor ninguém engana. Ora o povo Judeu abominava o invasor romano e o pagamento de impostos era algo muito pouco popular para eles.
Então se Jesus dissesse para pagar os impostos, ele não só ficaria impopular (porque os judeus odiavam ter que pagar impostos aos dominadores romanos), mas também poderia ser retratado como sendo contra Deus, uma vez que Deus exige fidelidade exclusiva.
Mas, se Jesus dissesse para não pagar, seria preso pelos romanos por insubordinação governamental e traição. Realmente a armadilha parecia infalível, mas a maneira como Jesus resolveu o dilema foi impressionante.
Jesus pediu uma moeda e perguntou o nome da imagem de quem estava nela. É claro, essas moedas eram propriedade de César: Elas tinham a sua assinatura e a sua imagem.

 Denário romano com a éfige de Tibério, que passou a ser conhecida como "moeda do tributo" e se tornou, por conta da história do evangelho, um cobiçado item para colecionadores. A inscrição é Ti[berivs] Caesar Divi Avg[vsti] F[ilivs] Avgvstvs("César Augusto Tibério, filho do Divino Augusto").


Os judeus recebiam os benefícios da dominação romana e viviam numa sociedade organizada e com regras, recebendo também regalias sociais por isso, pelo que deviam cumprir as suas obrigações e devolver a propriedade de César quando exigida.
Com sua resposta Jesus não nega as evidências, mas também não afirma diretamente que o pagamento deveria ser efetuado, ele limitou-se a constatar o fato de que se a moeda tinha a imagem e assinatura de César, esta deveria lhe pertencer. Dessa forma evitou inteligentemente uma resposta direta à armadilha.
Mas como sempre, esta história tem mais do que aparenta e é importante meditar na sua mensagem para os dias atuais.
 

A César o que é de César

Ao contornar a armadilha, Jesus lançou o princípio básico regulando a relação do cristão com o governo.
O homem tem responsabilidade para com o governo no campo civil.
Todos nós vivemos em sociedade e devemos cumprir com as regras da mesma, desde que claro elas não entrem em conflito com as leis divinas, esse fato está patente nas próprias escrituras quando certa vez as autoridades tentaram coagir os discípulos a não falar em Jesus. Nesse caso a resposta foi:
Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!"
Atos 5:29
Assim, relativamente às nossas obrigações financeiras para com o mundo materialista em que vivemos esse é um ponto em que devemos ser irreprensiveis.
Sei que num mundo em que muitos ainda se gabam de fugir aos impostos tal visão poderá parecer estranha, mas dessa forma ficaremos totalmente salvaguardados em nossa conduta moral para com Deus e também para com os ímpios que deseperadamente tentam arranjar falhas no nosso comportamento para poder acusar-nos.
 
A Deus o que é Deus
Mas então se nossas obrigações materiais com a sociedade materialista devem ser cumpridas, quais serão então as nossas obrigações para com Deus?
Em Genesis, o primeiro livro da Bíblia lemos quando da formação do primeiro homem (Adão):
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”
Gênesis 1:26
Ora se a moeda que tinha a imagem de césar deveria ser dada a este, facilmente podemos depreender que se fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, devemos então dedicar a nossa vida a Ele.
Toda a nossa vida deve ser pautada pelos preceitos divinos, isso deve ser a nossa total prioridade. A nossa conduta espiritual deve ser totalmente conduzida pelos parametros do Amor, Verdade, Integridade, Generosidade e Justiça, sendo essas as nossas dádivas a Deus.
 
César VS Deus

 Interessante verificar que atualmente a moeda mais poderosa do mundo (o dólar) ter todo um simbolismo satânico. Tenha então cuidado de não colocar o dinheiro como o seu deus pois automaticamente se colocará como um adorador de satanás.

 
E importa ainda refletir na questão material vs espiritual da questão.
Num mundo totalmente materialista como o que vivemos hoje em dia devemos então ter sempre presente que JAMAIS devemos colocar César (dinheiro) à frente dos nossos valores e princípios cristãos.
Por diversas vezes já escrevemos que ter dinheiro não é o problema, o problema é quando este passa a ser prioridade em nossa vida, fazendo-nos torcer os ensinamentos de Jesus.
Se nos mativermos firmes, ainda que pontualmente possamos ter que passar por alguma prova, podemos ter a certeza que Deus no tempo certo irá abençoar também a nossa vida financeira, Deus é Fiel!
Assim reflita nestas palavras, faça a sua introspeção e dê então a Deus o que é de Deus sabendo que dessa forma sempre poderá dar a César o que é de César.
 

Fonte:

A César o que é de César...
 https://pt.wikipedia.org/wiki/A_C%C3%A9sar_o_que_%C3%A9_de_C%C3%A9sar...