AS FILHAS DE ZELOFEADE - COMO RECEBER O QUE PEDIMOS A DEUS

30/06/2023 16:01
                             
E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;
E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.
Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
E Moisés levou a causa delas perante o Senhor.
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.
E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.


Números 27:1-8
 

Introdução

Esta história ocorre já no fim da peregrinação de 40 anos que Israel passou no deserto pós a libertação da escravidão no Egipto. Essa peregrinação foi fruto da desobediência da geração que saiu do Egipto, esta, tendo sido rebelde a Deus, foi condenada a peregrinar pelo deserto e não entrar na terra prometida, apenas os seus descendentes o iriam fazer.
As filhas de Zeloafeade eram descendentes de um dos homens que morreram no deserto e agora viam a sua herança comprometida.
 

Contexto

Naquela época, filhas mulheres não tinham direito a herança e se elas atravessassem para a terra prometida sem herança, com certeza estariam vivendo de favor de parentes.
As filhas de Zelofeade procuraram então Moisés para reivindicar o direito à herança paterna: Zelofeade havia morrido no deserto de Moabe e segundo a lei, somente filho homem poderia receber herança.
E pior ainda, uma mulher não se podia manifestar, essas mulheres correram o risco de serem apedrejadas, mas entraram em comum acordo e foram em busca dos seus direitos.
As cinco filhas de Zelofeade estavam angustiadas, mediante a perda do pai e a incerteza do futuro. Elas eram descendentes de José do Egito e sobre elas repousava a promessa de Deus de herdar a terra prometida de Canaã. Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza eram conhecedoras da fé dos antepassados e da relação tão próxima de Deus com seus pais. Indo reclamar algo a que não tinham direito, poderia dar origem à possibilidade serem expulsas, renegarem-nas por infração à lei.
Mas não, os líderes as ouviram atentamente e Moisés levou a causa a Deus.
 
SUA PREOCUPAÇÃO

Como já referimos, naquele tempo, essas irmãs, não teriam herança, assim não teriam dote para se casarem, elas ficariam na dependência de parentes, trabalhar e seguir ordens de outro, não teriam liberdade para fazer nada sem antes pedir permissão dos empregadores, mesmo sendo parentes. É muito triste ter que depender de pessoas nessas condições. 
Elas foram então direto a Moisés para expor a sua causa, pois sabiam que Deus daria a solução.
Muitas pessoas buscam em homens para resolver problemas e não em Jesus primeiro, a ordem é 1º Jesus.
E com certeza elas estavam angustiadas enquanto esperavam a decisão, só a confiança no Deus que elas serviam e amavam daria equilíbrio numa hora dessas.
 
SUA ALEGRIA
“E Moisés levou a causa delas perante o Senhor. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.”
Números 27:5-7
E Deus respondeu a oração das filhas de Zelofeade concedendo-lhes herança entre os filhos de Israel.
Deus é Justiça e a reivindicação das filhas de Zelofeade era justa, mas não ficou só nisso. Deus modificou a lei dada a Moisés, para contemplar casos semelhantes no futuro e disse a Moisés:
 “E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.”
Números 27:8
 

LIÇÃO MAIS PROFUNDA


Além do óbvio que vemos aqui: Buscar primeiro a Deus, Deus ser justo e imparcial para homens e mulheres, existe algo mais que podemos aprender.
Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela vida que tiveram diante de Deus. Estas mulheres conseguiram mudar uma lei, porque tinham em si mesmas características marcantes, entendemos que você pode mudar seu histórico procurando ter estas virtudes aqui destacadas.
Como sabemos na Bíblia os nomes das personagens têm sempre um dado significado e muitas vezes representam traços de personalidade que permitem entender melhor o contexto da história.
Vamos analisar:
 
Macla – Significa confiança. Quem se aproxima do Senhor precisa se aproximar com uma confiança muito grande, não em si mesmo, nem em seus próprios méritos, mas no amor e misericórdia do Senhor. A confiança está ligada a fé, não há como você confiar em alguém se não acredita nesta pessoa, se não tem fé de que esta pessoa possa fazer algo por você.
 
Noa – Significa: aquela que não se detém, trabalhador incansável, disciplina. Quem deseja alcançar algo do Senhor precisa ser persistente, incansável, lutar sempre, e ainda, ser disciplinado
 
Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados, equilíbrio. Uma pessoa vencedora não pode ficar com os pés espirituais ou emocionais presos a nada, precisa lutar para se libertar do pecado, dos vícios, da amargura, da falta de perdão, da preguiça, uma pessoa que anda com os pés amarrados não consegue se equilibrar. O equilíbrio é importante em todas as situações da vida.
 
Milca - significa rainha, autoridade.
Representa a autoridade que temos no mundo espiritual, a palavra do Senhor diz que temos autoridade, Lucas 10:19 “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Temos que crer nessa autoridade e ter fé nas nossas lutas mundanas.
 
Tirza - significa prazer de Deus, simboliza o prazer, a alegria de viver!
Aleluia! É a menina dos seus olhos como Israel, a noiva (Igreja). Tirza é o deleite de Deus, aquela em quem Deus tem prazer. Tirza é aquela pessoa que obedece ao Senhor e que tem prazer estar e se derramar diante Dele.
 

CONCLUSÃO

Nesta história temos valiosíssimas informações. Em primeiro lugar que devemos sempre recorrer a Deus em primeiro lugar nas nossas petições. Em segundo que Deus vê homens e mulheres pelas lentes da justiça e não pelo género, sendo imparcial com ambos os sexos.
E finalmente temos dicas do que fazer para termos sucesso em nossas interseções a Deus estando elas patentes na observação dos nomes das filhas de Zelofeade, sendo certo que o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e amanhã e, portanto, o que lhe agradava no passado, lhe agrada também hoje, por isso ore e faça por evidenciar essas carateristicas.
 
 

Fontes:

FILHAS DE ZELOFEADE
https://wildadarzan.blogspot.com/p/filhas-de-zelofeade.html?fbclid=IwAR1JvdZ90zoAuMD-Y1DM1ia53c77lIdaPuw-3r7uyiVOWy_YD4cmqEdubiY